A ideia de ter um espaço para compartilhar as experiências do dia- a - dia , especialmente das viagens e visitas técnicas que faço, é antiga. No entanto, com tantas viagens acontecendo e muitas ainda em plano decidi que era o momento exato para criar o blog.
Para o primeiro post nada melhor que iniciar contando um pouco sobre quem é este que aqui escreve. No ano passado tive que escrever uma carta de intenção para uma oportunidade de emprego . Me inspirei tanto que fiz um fichamento biográfico . rs. Acho bacana compartilhar esse texto para dar uma ideia inicial sobre who I am. Mas não acreditem muito no que irão ler. Sigo a filosofia do Raul " eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo". Grande Raul.
"Jonathan, 24 anos, brasileiro, solteiro, determinado e paciente. Sempre
estudou em escola pública desde o ensino fundamental até a faculdade.
Apaixonado por leitura e música sempre esteve brincando entre os livros da
biblioteca da escola e os discos antigos dos seus pais. Quando criança tinha o
sonho de ser advogado, pois assistia nos filmes a disputa entre razão e
justiça. Sempre trocou o futebol pelos livros de Monteiro Lobato. As palavras
sempre foram suas melhores amigas e no último ano do ensino médio teve contato
com a docência ao ajudar seus amigos de classe a entenderem uma lição de inglês
visto sua facilidade em aprendizado de línguas estrangeiras. O sonho da
advocacia deu lugar à alma de professor que surgia já na época de tomar as
decisões relativas às profissões e ao futuro. Tempo de pressão e dúvida,
decisões e escolhas e o sonho de ser professor de inglês continuava firme junto
à perspectiva de trabalho e realização pessoal. Ensino médio concluído, um ano
de esforço no pré-vestibular e quatro vestibulares prestados: Direito, Letras,
Biologia e Turismo. Prioridades e opções. Todos com resultados positivos.
Caminhos a escolher. Condições a seguir. ‘Direito’, em outro estado,
‘Biologia’, não era a área certa, ‘Letras’, tinha que pagar e ‘Turismo’ se
mostrou a opção mais coerente no momento. O sonho de ser professor foi adiado
pelas condições do destino. Adiado, porém não esquecido.O Curso Superior em Gestão de Turismo iniciou-se no segundo semestre do
ano de 2008 com muita curiosidade. Faculdade de turismo: O que se estuda em
Turismo?Viagens?Segundo a lista de disciplinas haveria inglês e espanhol, o
ânimo melhorou. Por nunca ter tido a oportunidade de realizar um curso regular
de inglês a ideia de poder estudar o idioma em um âmbito acadêmico me fez
começar o curso com ansiedade. O primeiro período passou e com ele aprendi o
significado de ‘turismo’ e ‘não – lugar’; o segundo período o foco estava na
economia e sociologia, o curso começava a ganhar seriedade. No terceiro
período, veio a cultura brasileira, o marketing turístico e o convite para
integrar um grupo de pesquisa de patrimônio cultural. Convite aceito, a
pesquisa se iniciou e com ela diversos caminhos acadêmicos foram postos a minha
frente. O turismo era a área certa, porém a docência continuava viva em meu
interior profissional.No quarto período do curso superior de Gestão em Turismo já mergulhado
no âmbito patrimonial junto à disciplina de gestão de projetos surgiu a ideia
de conciliar as duas áreas: patrimônio e educação. Como conseqüência desse
desejo, sob orientação da professora Camila Dazzi surgiu o “Projeto de Educação
Patrimonial e Turismo Minha Cidade. Minha História”. Desenvolvido no pré -
plano de Marketing e apresentado como avaliação na disciplina de Marketing
aplicado ao Turismo, o projeto consistiu em um curso de educação patrimonial
que se desenvolveu através da base do estudo do patrimônio cultural, da
atividade turística, do conceito de cultura e de parâmetros educacionais
estabelecidos para relacionar a área da educação com a de ciências humanas. A
proposta do projeto de educação patrimonial foi elaborada visando apresentar-se
como uma ferramenta didática a ser aplicada a qualquer local que deseja
conscientizar sua população a respeito do seu respectivo patrimônio e sua
preservação. O anseio profissional estava completo: educação e patrimônio. Veio
então mais um convite: bolsista de pesquisa de um órgão nacional. Convite
aceito. Responsabilidade. Construção de um futuro. A oportunidade de pôr em
prática o projeto de educação e turismo estava lançada. Educar não é fácil.
Quando você pensa estar preparado é quando você percebe que ainda há muito que aprender.
Proposta abraçada. Amigos, professores, faculdade. Educar crianças é rever seu
passado, renovar suas idéias e construir novos caminhos. Projeto concluído.
Satisfação. Sentimento de trabalho cumprido. Quando um trabalho é bem feito
gera reconhecimento. Prêmio Estadual. Felicidade. Fé. Prêmio Nacional.
Surpresa. Vontade de seguir em frente. Último período da faculdade e com ele
veio a certeza de que estou no caminho certo.Patrimônio
cultural.Educação.Futuro.Com o fim de uma etapa surgem muitas outras.Meu desejo
agora?Mestrado. Docência. Dom. Mudança. Mundo."
That's all folks! Já dizia o Pernalonga. Seguimos em contato. Na próxima postagem já inicamos com as experiências 'viajísticas'. Criei um neologismo? Ou essa palavra existe? Ah sei lá , vamos que vamos.
O poeta é um ser que lambe as palavras e depois se alucina
Manoel de Barros.
Manoel de Barros.
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